O projeto Conexão Elefante Cultural coloca o pé na estrada e começa a primeira etapa de circulação pelo estado no próximo dia 10 de agosto. Ao todo, 8 municípios potiguares receberão ações do projeto, que neste ano foca especialmente na formação dos artistas do interior do Rio Grande do Norte.

Alexandria e Riacho da Cruz são as duas primeiras cidades que os artistas da Trupe da Luz, sob o comando de Diana Fontes, irão desenvolver oficinas nas áreas de arte-comunidade, cena, música, reuso de material e audiovisual.  Essa ação terá como público alvo artistas e educadores.

Artistas da Trupe da Luz e a coordenadora e idealizadora do projeto Diana Fontes. Foto: Divulgação

Durante a passagem pelo município também serão realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, intervenções urbanas através da criação de mural artístico, cortejo e instalação cênica em praça pública.

Na edição 2022, o projeto conta com uma equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoao Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.

Na sequência, até o mês de outubro, a Trupe passará por Senador Elói de Souza, Paraú, Grossos, Lajes Pintada, Campo Redondo e Currais Novos. O Conexão Elefante Cultural e realizado pela Diana Fontes Direção e Produção Cultural e tem patrocínio da NEOENERGIA COSERN, Instituto Neoenergia e Interjato Soluções.

Cordel e bloquinho para anotações no presskit de apresentação do projeto. Foto: Erika Zuza

A Papo de Mídias recebeu presskit especial com a apresentação do projeto, com todas as informações e o cordel assinado pela autora cordelista potiguar Amanda Simpatia. No texto a explicação sobre os fundamentos presentes nesta missão, com pilares contidos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU). O objetivo 4, de ampliar a educação de crianças e adolescentes que estão em condição de vulnerabilidade. O foco no ODS 8 de valorizar o artista para geração de emprego e renda. E o ODS 11 com foco na promoção dos saberes das artes, valorização dos locais e democratização da cultura.

PRÊMIO ARTISTA CIDADÃO

O Conexão Elefante Cultural realiza também em 2022 o Prêmio Artista Cidadão, com o objetivo de oportunizar aos selecionados a concretização do sonho de contribuir com a sua comunidade através da cultura. Um projeto de cada cidade da circulação será selecionado e receberá mentoria de artistas consolidados na cena potiguar e suporte financeiro para execução.

O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão está atrelado à data de circulação nos municípios. Durante a passagem pelas cidades, será realizada uma oficina específica para auxiliar os interessados na elaboração das propostas. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural.

CIRCULAÇÃO TRUPE DA LUZ

Etapa 1

10 a 13 de agosto – Alexandria

14 a 17 de agosto – Riacho da Cruz

Etapa 2

30 de agosto a 2 de setembro –  Senador Elói de Souza

03 a 06 de setembro – Paraú

07 a 10 de setembro – Grossos

Etapa 3

11 a 14 de outubro – Lajes Pintadas

15 a 18 de outubro – Campo Redondo

19 a 22 de outubro – Currais Novos

(Visited 28 times, 1 visits today)