O Prêmio visa inserir o tema Segurança Pública no cotidiano dos meios de comunicação do país, valorizando a produção de matérias de qualidade, capazes de trazer para o centro das discussões o modelo de Segurança Pública brasileiro.
A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) e o Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal (Sindipol/DF) promovem a sexta edição do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. O objetivo é valorizar e incentivar a imprensa brasileira para a cobertura jornalística de um tema muito discutido e importante para a sociedade, a Segurança Pública.
Os profissionais de jornalismo já podem realizar a inscrição de seus trabalhos pelo site www.premiopoliciaisfederais.com.br. Este ano, a novidade é a inclusão da categoria “Estudantes de Jornalismo”, com o prêmio de 3 mil reais. As outras cinco categorias, para trabalhos jornalísticos veiculados em TV, Jornais, Revistas, Rádios, Sites e Blogs, recebem 5 mil reais cada. Por fim, o prêmio máximo para o trabalho que obtiver maior pontuação na votação da Banca Avaliadora receberá 15 mil reais.
Reportagens publicadas no período compreendido entre 1º de agosto de 2021 a 31 de julho de 2022 poderão concorrer ao Prêmio. Cada jornalista poderá inscrever no máximo três trabalhos, individuais ou realizados em parceria, até o dia 30 de agosto de 2022. A iniciativa da Fenapef e do Sindipol/DF visa premiar as melhores reportagens sobre Segurança Pública, publicadas em veículos de comunicação brasileiros.
Serão premiados trabalhos nas seguintes categorias:
Webjornalismo: reportagens publicadas na internet, portais ou blogs de notícias;
TV: reportagens publicadas em programas de televisão, em canais abertos ou fechados;
Impresso: reportagens publicadas em veículos de comunicação impressos, jornais ou revistas;
Rádio: reportagens publicadas em programas de rádio ou podcast;
Fotojornalismo: produção ou série fotográfica publicada na internet ou veículos impressos;