“O Clube da Alice é muito mais que empreendedorismo feminino, é sobre a força que as mulheres descobrem quando dão as mãos”, é assim que a empresária e fotógrafa Mônica Balestieri Berlitz descreve a comunidade fundada em 2014. A rede de economia colaborativa funciona como um canal gratuito para publicações de produtos e serviços, além de incentivar o debate de assuntos relacionados ao universo feminino. Um ambiente saudável, seguro e de pertencimento, que respeita as diferenças. Aliás, pertencimento é a palavra que mais aparece quando as “Alices” expressam seus sentimentos ao falar da importância da comunidade em suas vidas.
Tanto que hoje, oito anos depois, o grupo conta com mais de 560 mil integrantes e foi o único escolhido da América Latina para participar do estudo “Poder das Comunidades Virtuais”, uma realidade com mais de 70 milhões de líderes, feito pelo laboratório de governança da Universidade de Nova Iorque.
“Penso que uma comunidade como o Clube da Alice promove o resgate de muito do que a sociedade contemporânea tem perdido com a distância e o ritmo de vida nas grandes cidades”, comenta Flavia Goulart, Diretora de Parcerias com Comunidades da Meta para a América Latina (antes Facebook) . “… Mônica abriu várias portas para construir essa comunidade que, por sua vez, tem aberto portas e ofertado chaves a tantas Alices que empreendem e que têm gerado transformações não só em suas vidas, mas na vida de tantas pessoas no Brasil, e servido de inspiração para o mundo”, completa.
A força feminina é também inspiração para “O Jeito Alice de Empreender”. O livro, lançamento da Ideal Books, abre os bastidores da criação da comunidade, apresenta a trajetória profissional da fundadora e reúne histórias de mulheres – empreendedoras ou não – que se beneficiaram com as trocas entre participantes.
O título da obra e da rede remetem à personagem icônica de Lewis Carroll durante suas aventuras pelo País das Maravilhas, já que assim como Alice, Mônica sempre teve a curiosidade como um de seus maiores motivadores. “Eu adoro acompanhar o crescimento de Alices, mas, sem dúvidas, a maior recompensa de liderar uma comunidade como o Clube da Alice é poder realizar sonhos”. O livro já está à venda nas principais livrarias e lojas virtuais.
Sobre Mônica Balestieri Berlitz
O que uma menina inquieta, criativa, curiosa, tímida e que sempre gostou de histórias tem a ver com uma mulher inovadora, comunicativa, criativa, extrovertida, produtora e empreendedora, que constantemente busca novos caminhos e procura compartilhá-los com outras pessoas por meio de conexões significativas e de sua história de vida? Tudo. Inspirada na personalidade, coragem e imaginação de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, a empresária e fotógrafa Mônica Balestieri Berlitz criou o Clube da Alice.
A personagem que larga o seu mundo conhecido e segue um apressado Coelho Branco, se aventura, explora, questiona, experimenta, teme, aprende – em um mundo desconhecido, com lógica própria: o País das Maravilhas. O Clube da Alice é igualmente inspirador, e estimula as mulheres a descobrirem seu jeito “Alice” de ser e desbravar seus próprios mundos. A comunidade Clube da Alice mescla o empreender, o compartilhar histórias de vida, a troca de experiências e a sororidade.
Ficha técnica:
Obra: O Jeito Alice de Empreender
Autora: Mônica Balestieri Berlitz
Número de páginas: 240
Altura: 21 cm
Largura: 15 cm
ISBN: 978-65-84733-18-3
Preço sugerido: R$ 44,90
Sobre a editora Ideal Books
A Ideal Books integra o Grupo Ideal Trends, um conglomerado de 31 empresas e projetos com clientes em mais de 30 países. A editora atua com dois selos que inspiram a conquista do equilíbrio e de resultados com perenidade, ética e verdade: Ideal Business, com conteúdo voltado para o universo empreendedor, e Ideal Life, que publica livros direcionados ao desenvolvimento pessoal. Fundada por José Paulo Pereira Silva, a Ideal Books tem a cultura empreendedora de levar conhecimento aplicado a todos que buscam transformação de vida e de negócios.