O município de Timbaúba dos Batistas, a 297 quilômetros de Natal, se destaca no Seridó potiguar pela produção artesanal do bordado. Com população aproximada de 2.500 pessoas, a prefeitura tem cerca de 800 bordadeiras cadastradas. Através do programa Inova, do Sebrae – RN, Instituto Riachuelo e demais parceiros, as bordadeiras lançaram uma coleção, denominada Territórios. As peças foram apresentadas em desfile na noite do dia 09 de dezembro.
“O bordado é de extrema importância para a economia local. Uma atividade secular, que iniciou esse diálogo com os meios digitais enaltecendo as peças em várias partes do mundo, onde a principal prestigiada é a bordadeira nesse processo em que várias instituições têm contribuído até na melhoria da autoestima dessa mão-de-obra. O próximo passo é trabalharmos um levantamento, para mostrar em números reais o impacto na economia dessa tipologia do bardado”, falou Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae no Seridó Ocidental.
Outro parceiro no aprimoramento da mão de obra local foi o Instituto Riachuelo, criado para apoiar pequenos e médios empreendedores. “Fizemos um trabalho especial, como as oficinas de marketing, para dar maior visibilidade e levar seus produtos às vitrines do Brasil”, destacou a coordenadora de projetos da entidade, Renata Fonseca.
“A gente fotografou as gravuras, pegou as cores e os formatos para fazer a seleção dos desenhos. Além de sair do universo tradicional dos bordados, estamos explorando novos nichos de mercado e utilizando em parte da coleção algodão orgânico, naturalmente colorido, cultivado no vizinho estado da Paraíba”, disse o designer Iure Dantas.
Para a bordadeira Jailma Dantas, esse trabalho permitiu a possibilidade de “agregar mais valor ao produto. Com tantas belezas das inscrições do sítio Pintado, elas ficarão eternizadas nos detalhes das peças”. “Foi uma forma de valorizar o bordado e a cultura da nossa cidade”, completou uma das modelos, Jeisa Karina de Araújo.