A Mostra de Cinema de Gostoso realizou a abertura oficial da 9ª edição marcando mais uma vez seu espaço no cenário cultural do Rio Grande do Norte, do Nordeste e do Brasil, na sexta-feira (04) à noite em São Miguel do Gostoso. Um evento concorrido, com público de mais de 1,5 mil pessoas entre autoridades, moradores locais, convidados e turistas.
Este ano, a estrutura montada nas areias da Praia do Maceió está ainda maior, com uma tela de 12 m de comprimento por 6,5m de altura, projeção em resolução 2K, som Dolby 5.1. O número de 600 espreguiçadeiras também aumentou, transformando o local mais uma vez em um charmoso cinema ao ar livre, tendo a lua como coadjuvante.
Os diretores da Mostra, Eugênio Puppo e Matheus Sundfeld, iniciaram a solenidade de abertura falando sobre a programação da 9ª edição, agradecendo o público e apresentando vídeos, além dos novos integrantes do coletivo Nós do Audiovisual. O coletivo é fruto do trabalho desenvolvido pela Mostra de Gostoso, que há nove anos realiza oficinas para formar e estimular os jovens locais na produção audiovisual.
Durante as falas de abertura, uma teve grande destaque: a da governadora Fátima Bezerra. “A atividade artística faz parte da expressão e da riqueza de um povo. É com imensa alegria que o Governo do Estado patrocina esse evento. Desejo aos espectadores quatro dias maravilhosos de exibição dessa Mostra. Assim como desejo muita sorte aos participantes da mostra competitiva. Que sejamos todos vencedores no quesito diversão, entretenimento, reflexão e aprendizado por meio do audiovisual produzido no nosso país”, disse a chefe do poder executivo estadual.
Entre as autoridades presentes, a governadora reeleita Fátima Bezerra, a senadora Zenaide Maia, a deputada federal reeleita Natália Benavides, o deputado estadual reeleito Hermano Morais, o vice-prefeito de São Miguel do Gostoso, Renato de Doquinha, entre outras autoridades e representantes dos patrocinadores e apoiadores.
A noite de exibições começou com a exibição dos filmes da sessão especial, com o curta “Arrebentação”, uma ficção dirigida por Cristina Lima e Roberto Lima, do coletivo Nós do Audiovisual (RN). Depois foi a vez da apresentação do longa “Marte um”, com direção de Gabriel Martins (MG).
O filme de abertura foi selecionado pelo Brasil para a corrida do Oscar. A atriz Camilla Damião, que faz o papel de Eunice, filha mais velha da família Martins, está em São Miguel do Gostoso e participou do debate na manhã deste sábado, na programação da Mostra.
A Mostra segue até terça-feira (08), com programação diária dividida em quatro programações paralelas: Mostra Competitiva, Mostra Panorama e Sessões Especiais. A 9ª edição é uma realização da Heco Produções, com o Patrocínio: Governo do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo; Salinor; Sterbom; Banco Mundial, Governo Cidadão, Governo do Rio Grande do Norte – Secretaria de Turismo, Solar Coca-Cola e Interjato; Patrocínio Institucional: BAT Apoio Institucional: Prefeitura de São Miguel do Gostoso Apoio: Governo do Rio Grande do Norte, Visite RN, Emprotur, Laces, Enel, Itograss, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Serveng, Marcenaria SMG, Maxillusion, Climatempo, Viver Gostoso Imóveis, Parceria On Projeções, BrLab; Realização: Heco Produções, CDHEC, Guajiru Produções, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.
Confira a Programação: https://www.instagram.com/mostradecinemadegostoso/