Lajes Pintadas, Campo Redondo e Currais Novos são as últimas cidades a receber as ações do projeto Conexão Elefante Cultural em 2022. A circulação da Trupe da Luz, formada por artistas potiguares experientes, começa nesta terça-feira, dia 11. Oficinas de teatro, música e audiovisual estão na programação de cada uma das cidades contempladas.
A primeira parada desta etapa será em Lajes Pintadas. Além das oficinas lúdicas para crianças e técnicas para artistas e educadores do município, um espetáculo será montado durante a passagem do projeto pela cidade. A apresentação acontece na sexta, dia 14, às 18h, na Praça Fernando Bezerra. A partir do dia 15, o projeto passa por Campo Redondo, e logo em seguida, de 19 a 22 de outubro, chega ao Seridó, encerrando a programação em Currais Novos.
Durante a passagem pelos municípios são realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, técnicas para artistas e educadores, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, além da montagem de um espetáculo e a criação de mural artístico.
“Em anos anteriores nós passávamos um dia em cada cidade e este ano ampliamos para cerca de quatro dias, com mais oficinas e atividades voltadas para o artista de cada município. Temos um potencial humano riquíssimo nas diferentes regiões do Rio Grande do Norte e queremos que quem produz arte e cidadania fora das principais cidades do Estado se sintam empoderados a continuar produzindo”, conta Diana Fontes, criadora do Conexão Elefante.
A 7ª edição do projeto conta com uma equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoao Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão. O Conexão Elefante Cultural tem patrocínio master da NEOENERGIA COSERN, Instituto Neoenergia e patrocínio da Interjato Soluções através da Lei Câmara Cascudo e Governo do Estado. A realização é de Diana Fontes Direção e Produção Cultural.
PRÊMIO ARTISTA MORADOR
Em 2022, o Conexão Elefante Cultural realiza também o Prêmio Artista Cidadão, com o objetivo oferecer mentoria e apoio financeiro a projetos realizados por pessoas dos municípios contemplados na edição deste ano. A premiação acontece conforme a Trupe da Luz circula pelo Rio Grande do Norte.
Os premiados da segunda etapa foram as seguintes iniciativas: Brinquedoteca e Alegria da Tia Ana, de Elói de Souza; Cia Raízes Juninas, de Paraú; e Autores Potiguares na formação de plateia, de Grossos.
O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão segue aberto para os municípios de Lajes Pintadas, Campo Redondo e Currais Novos. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural.
PROGRAMAÇÃO CONEXÃO ELEFANTE CULTURAL
11 a 14 de outubro – Lajes Pintadas
15 a 18 de outubro – Campo Redondo
19 a 22 de outubro – Currais Novos