Este ano o Tribunal Superior Eleitoral lançou a nova versão do assistente virtual – criada há dois anos em parceria com o WhatsApp – para que os eleitores possam ter acesso fácil e rápido às informações sobre as Eleições gerais e esclarecer dúvidas sobre a votação.

O serviço “Tira-Dúvidas do TSE” permite mais interação com o Tribunal em tempo real, conta com informações para verificação do local de votação e é aliado fundamental no combate à desinformação, através do serviço “FATO OU BOATO?”.

Ao selecionar o tópico, no chat do whatsApp, o usuário pode acessar alguns conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos como AFP, Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere.

Para conversar com o assistente virtual via whatsApp, você pode acessar com a câmera do seu celular o QR Code que está no site do TSE (tse.jus.br). Também é possível adicionando o seguinte número na sua lista de contatos do whastApp: (61) 9637-1078.

No site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (tre-rn.jus.br) você também encontra muitas formas de tirar as suas dúvidas. Para ligações gratuitas tanto de fixo como de celular é só ligar para 0800-084-6464 .

DOCUMENTOS

De acordo com informações divulgadas pelo TSE, para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Então, antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Como baixar o e-Título

O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral, desde que atualizado e com foto. É preciso que você já tenha um registro na Justiça Eleitoral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento.

Também pode ser usado no dia da eleição também para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência, entre outras.

Para mais informações, acesse:

https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/atendimentotre/disque-eleicoes

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Setembro/eleicoes-2022-tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-votar-no-domingo-2

(Visited 28 times, 1 visits today)