A colorimetria é uma área de estudo que se dedica a entender como as cores afetam as emoções e comportamentos das pessoas. No mundo dos negócios, as cores podem ser uma ferramenta poderosa capaz de influenciar diretamente na percepção do público sobre a marca. Popularizado nos últimos anos, o estudo da cor chamou a atenção dos participantes da Feira do Empreendedor 2023, evento promovido pelo Sebrae Rio Grande do Norte e que se encerrou no último sábado (4), no Partage Norte Shopping, Zona Norte de Natal.
Em palestra no espaço Moda, a consultora de imagem, Jady Rocha, falou da relação do branding e da escolha das cores. Segundo a especialista em colorimetria, a escolha assertiva da cor impacta na imagem que a marca irá passar ao público e na relação com o cliente, facilitando uma conexão e até mesmo contribuindo na decisão de compra.
Mas engana-se quem pensa que a colorimetria é importante apenas quando falamos da identidade visual de uma marca. As cores também são capazes de destacar ou disfarçar pontos positivos e negativos na aparência de uma pessoa. “Por meio da coloração pessoal é possível indicar as melhores tonalidades de roupas, maquiagem e até mesmo acessórios, contribuindo na criação de um guarda-roupa inteligente”, destaca Jady.

“A colorimetria é um elemento fundamental na construção de uma identidade visual forte e coesa para a marca. A cor pode transmitir emoções e sensações que ajudam a construir a personalidade da marca e gerar conexão com o cliente”, explica a consultora.
Além da importância da colorimetria no mundo dos negócios, na moda e na imagem pessoal, as palestras da Feira do Empreendedor 2023 também abordaram outros temas relevantes para quem está planejando empreender ou já tem um negócio. No evento, o público pôde conhecer e se aprofundar em temas como merchandising, fotografia, presença nas mídias digitais, transformação digital, sustentabilidade e inovação.