O Natal Shopping realiza entre os dias 28 e 30 de setembro a Semana de Moda Sustentável, quando os clientes terão oportunidade de participar de palestras e oficinas sobre consumo consciente. Na programação, temas como o descarte de roupas, logística reversa, o papel social da moda, entre outras discussões. O evento acontece no Espaço Desapego Consciente, no piso L2.
As palestras acontecem sempre às 18h30. Nas tardes de quinta (29) e sexta (30), o projeto Arara Social também realiza a oficina ‘Era roupa, virou crochê em malha’, ministrada por Cleane Gomes, para moradoras do bairro de Mãe Luiza. As vagas para participar das atividades são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no aplicativo do Natal Shopping.
Participam das palestras Amanda Moro, Fernanda Sobral, Sylvia Furtado, Georgia Dantas e Valéria Oliveira, todas envolvidas com projetos sociais e moda sustentável.
Repensar o consumo da moda é o caminho apontado para solucionar problemas como o de Gana e promover a importância da reutilização do material têxtil em todo o mundo. Por isso, o evento foi pensado pelo NAT, em parceria com a startup de moda circular Arara Azul, para que os potiguares possam refletir sobre o descarte de peças de roupas e o impacto da moda no planeta.
Para Fernanda Sobral, sócia da Arara Azul, há três atitudes importantes a serem tomadas para dar início ao caminho do consumo consciente:
“repensar o consumo excessivo, desapegar do que não te veste mais e refletir sobre ‘de onde vem minha roupa?’ Cada roupa é capaz de contar uma história, de um momento da nossa vida. E se este ciclo chega ao fim, para nós, com aquela peça de roupa, por que não desapegar e deixar outra pessoa iniciar uma nova história com ela?”, defende a empreendedora.
Desapego Consciente
No Natal Shopping, durante todo o ano, são realizadas ações de fomento e incentivo ao descarte adequado de peças de vestuário e à moda circular. O Desapego Consciente, localizado no piso L2, por exemplo, é um espaço permanente onde os clientes podem depositar aquelas peças que não cabe mais ou não são usadas há algum tempo.
A iniciativa tem como objetivo servir de ponte entre quem deseja doar e os projetos sociais que atendem populações carentes, como o Arara Social, da startup de moda circular Arara Azul. Só em junho deste ano a instituição recebeu mais de 500 peças usadas que foram doadas pelos clientes do NAT. A ação estimula o ciclo do reaproveitamento e fortalece o pilar da sustentabilidade da Ancar Ivanhoe, administradora do Natal Shopping.
“As doações feitas por nossos clientes chegam, passam por uma triagem e são aproveitadas integralmente, nada é descartado. Seja para um segundo uso, quando doadas a pessoas em vulnerabilidade social, seja de forma customizada, quando são reutilizadas e tornam-se outras peças. O que importa é ver essa roda girando, beneficiando pessoas, impactando a vida delas”, explica Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.
Serviço:
Semana de Moda Sustentável
Onde? Espaço Desapego Consciente, Natal Shopping
Como participar? Entrada gratuita, retirada no app do shopping
Programação | Palestras:
Roupa é descartável? – Quarta feira (28) às 18h30
O que é logística reversa? – Quinta-feira (29) às 18h30
A moda e seu papel social – Sexta-feira (30) às 18h30
Oficina: ‘Era roupa, virou crochê em malha’ – Quinta (29) e Sexta (30), à tarde