Você já passou horas e horas conectado às redes sociais vendo e lendo notícias trágicas sem perceber o tempo passar? Nesta semana tivemos no dia 10 de outubro, o dia internacional da saúde mental. Na coluna Papo de Mídias na rádio reforçamos a importância da criação de uma relação saudável com o uso e consumo da internet. Vem conferir:
De acordo com a ONG Redes Cordiais, a ciência explica como a hiperinformação negativa, ou seja, o acesso contínuo e por muitas horas diárias está causando um prejuízo para a nossa saúde mental. Dentre os fenômenos disso está o chamado DOOMSCROLLING – Termo em inglês usado para representar o hábito de passar longos períodos de tempo consumindo notícias negativas na internet.
O modelo atual das plataformas digitais facilitam esse tipo de atitude. Sem perceber, muitas pessoas acabam perdendo o controle de tempo durante o uso das redes sociais. O consumo de informações negativas se tornou um hábito principalmente durante a pandemia.
Segundo pesquisa divulgada pela Universidade do Texas (nos EUA) 74% das pessoas que se reconhecem viciadas no consumo de notícias negativas na internet / apresentam problemas de saúde mental, como ansiedade e estresse. E 61% desenvolvem danos físicos, como fadiga, dores no corpo e desconforto gastrintestinal.
Dicas de mais conteúdos sobre este assunto:
https://super.abril.com.br/saude/doomscrolling-e-ruim-para-seu-cerebro-e-seu-corpo-tambem/ https://www.theguardian.com/society/2022/sep/06/doomscrolling-linked-to-poor-physical-and-mental-health-study-finds