Hoje o nosso papo viaja no tempo para falar sobre a presença dos anos 80 e 90 nos filmes e séries. Você já reparou o tanto de novas produções que tem nas suas histórias elementos nostálgicos? A nostalgia, aquela saudade de um passado que fica na nossa memória afetiva, está com tudo nas telas do cinema e dos streamings.

No longa Top Gun Maverick, que se tornou a maior bilheteria de 2022 em junho, o passado estampa toda a narrativa. Para alguns é o resgate de características de um tempo vivido, para outros, a conexão vem pela curiosidade e a vontade de ressignificar estes elementos nostálgicos nos nossos tempos digitais.

A série Stranger Things, da Netflix, é outro exemplo desta valorização do modo oitentista, tanto nas imagens como nas trilhas sonoras. Quando a quarta temporada da série foi lançada, a música Running up that hill (1985), da cantora Kate Buch, voltou às paradas do sucesso e entrou na lista global de músicas mais tocadas no Spotify.

Quer mais dicas? Na Netflix, tem o documentário Desastre total: Woodstock 1999, que conta a história de um dos festivais mais polêmicos das últimas décadas. Já na Apple TV, indico a série Physical, uma comédia dramática ambientada nos anos 80.

Vem ouvir a coluna – 2 minutos:

CRÉDITOS COLUNA PAPO DE MÍDIAS NA RÁDIO

Curadoria e narração: Erika Zuza

Edição de áudio: Fagner Bispo

(Visited 22 times, 1 visits today)